Dez atividades para fazer com criançada em tempos de coronavírus

Segundo as recomendações dos órgãos de saúde, a melhor maneira de combater o vírus conhecido como COVID-19 é fica em quarentena, evitando sair de casa o máximo de tempo possível. Mas só quem tem crianças pequenas em casa sabe como essa é uma realidade extremamente difícil, especialmente para quem mora em apartamento.
Ser difícil, no entanto, não quer dizer impossível e por isso hoje eu vim compartilhar algumas ideias que deram super certo para a criançada de aqui de casa.

No meio digital, tem alguns sites e aplicativos que te ajudam nessa missão de entreter a criançada.

1 – O Espaço de Leitura, por exemplo, é um site que você ou a criança podem ler as histórias oferecidas e depois há uma série de atividades para enriquecer o aprendizado dos pequenos.

2 – Outra atividade com leitura de histórias no meio digital é a Fafa Conta, um perfil no instagram e youtube com contação de histórias. Tem, inclusive, vídeo dela explicando sobre o coronavírus.

3 – Aproveite esse tempo para conversar com a criançada sobre a história da família. O site Family Search, por exemplo, tem algumas atividades para fazer enquanto vai descobrindo mais sobre os seus antepassados.

Saindo um pouco do âmbito digital, vamos para atividades que desenvolvam a criatividade da criançada. Aproveite e solte a sua imaginação também!

4 – Uma ideia para a criançada soltar a imaginação são peças de teatro. De sombras, de fantoche, com a participação deles… De histórias que eles leram, com um roteiro produzido por eles… Enfim, existem diversas opções para a criançada desenvolver a criatividade e se entreterem.

5 – Uma caixa de papelão tem diversas possibilidades de entretenimento para a criançada. Com ela você poder criar uma TV de Caixa de papelão, onde os pequenos podem desenvolver seus próprios programas, desde roteiro até figurino.

6 – Massinha de modelar é sempre uma diversão e ótimo estímulo da criatividade para a garotada. E eles mesmos podem fazer em casa sua própria massinha com farinha, água, sal, azeite, vinagre e corante comestível.

7 – Desenhos e pinturas são ótimas atividades para desenvolver a criatividade e habilidades artísticas dos pequenos. Por isso, aproveite este tempo para incentiva-los a pintar e desenhar em diversos materiais como folhas, garrafas, caixas, plásticos, entre outros.

Tempo de quarentena não quer dizer que as crianças estão de férias, por isso, aproveite esse tempo para estimular o aprendizado deles com algumas atividades educativas e divertidas.

8 – Faça algumas receitas que as crianças possam ajudar, desta forma, elas aprendem sobre organização, trabalho em equipe, segurança e culinária. Além de, claro, se divertirem no preparo de suas próprias refeições.

9 – Você já brincou de STOP na sua infância ou adolescência? Se não, esse jogo de conhecimentos gerais é ótimo para você e a criançada estimularem a agilidade e descobrirem mais sobre diversos assuntos. O jogo consiste em desenhar uma tabela, com diferentes tópicos, em um papel para cada jogador. Cada rodada é sorteada uma letra que baseia as respostas dos tópicos. Vence quem completar todas as colunas e falar STOP primeiro. Este jogo pode ser feito em outros idiomas para praticar uma segunda língua.

10 – Caixa sensorial é ideal para os pequenos a partir de 2 anos. Em uma caixa de papelão (pode ser de sapato) faça dois círculos que caiba a mão das crianças e coloque objetos conhecidos deles para que eles toquem e descubram qual é o objeto. Essa atividade é ótima para desenvolver os sentidos sensoriais da criança.


Existem muitas opções de atividades para realizar com crianças de diferentes idades, não é mesmo? Basta nós, adultos, também soltar a imaginação. E de atividade bônus, uma possibilidade para crianças e adultos.

BÔNUS – Diário de bordo: Um espaço para escrever o que eles estão entendendo sobre esse período, quais as atividades eles estão fazendo e gostando nesse período. Desta forma eles praticam a escrita, estarem por dentro do que está acontecendo e a interpretação dos fatos. E, daqui alguns anos, vão ter o registro do que viveram.

Espero que tenham gostado e não esqueçam de me contar o que vocês estão fazendo para passar o tempo!

Beijos (virtuais),

Eny.

Deixe uma resposta


*